Doar sangue é considerado mais que um ato de solidariedade, ele oferece benefícios na saúde de todos. É um ato nobre e extremamente necessário para salvar vidas e promover saúde, tanto para o doador, quanto para quem recebe.
Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue. Essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada do doador. Dessa forma, as bolsas armazenadas no banco de sangue são responsáveis por preservar milhares de vidas todos os dias.
Se você deseja ser um doador de sangue, é preciso estar atento a alguns requisitos necessários, que fornece segurança durante todo o processo, para não causar complicações a quem vai recebê-lo:
- ter entre 16 a 69 anos de idade;
- menores de idade deve estar acompanhados dos responsáveis;
- estar em boas condições de saúde;
- pesar mais do que 50 kg;
- intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres;
- intervalo de doação de 60 dias para homens;
- não estar em jejum;
- aguardar pelo menos. 3 horas após almoçar ou jantar;
- não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- não ter tido parto ou aborto há menos de 3 meses;
- não estar grávida ou amamentando;
- não ter realizado tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
- não ter passado por endoscopia ou colonoscopia há menos de 6 meses;
- não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
- não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
- não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas ou transmissíveis por transfusão;
- não ter tido malária;
- não ter feito uso de drogas ilícitas injetáveis;
- não ter diabetes, estar em uso de insulina ou fazendo tratamento para epilepsia;
- não ter visitado área endêmica ou ter contraído malária há menos de 1 ano.
Outra observação importante é a necessidade de estar devidamente alimentado, evitando o consumo de alimentos calóricos 3 horas antes do procedimento. Também é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem o exame. Por isso, esteja bem preparado(a)!
Ser um doador de sangue é salvar e dar novas chances às pessoas. Embora isto já valha toda a solidariedade, doar sangue também traz inúmeros benefícios para a vida do doador. Confira os principais:
Menos risco de câncer
Durante a doação de sangue, ocorre uma significativa baixa na reserva de ferro no organismo, o que possibilita uma redução dos riscos de desenvolver câncer de fígado, garganta e pulmão.
Check-up totalmente gratuito
Os hemocentros efetuam uma série de exames para saber se o doador está apto para realizar a doação. No decorrer de todo esse processo, a saúde do doador também é verificada, contribuindo para a prevenção e tratamento de doenças descobertas apenas com um exame de sangue.
Um merecido dia de folga
Como forma de estimular a realização de mais doações voluntárias, o governo assegura pela CLT o direito do doador se ausentar do trabalho pelo período de um dia, concedido por meio de um atestado de comparecimento.
Reduz o risco de doenças cardiológicas
A doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, tornando menos propenso o doador a desenvolver doenças do coração. Isso porque, durante esse processo, ocorre uma limpeza sanguínea, já que o nosso sangue é produzido na medula e é renovado a cada três ou quatro meses.
Esperamos que este conteúdo te encoraje a se tornar um doador de sangue e salvar milhares de vidas! Para isso, conte com o Freeman.
Fonte: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-do-doador-sangue-2023
https://www.cellerafarma.com.br/bem-estar/conheca-alguns-beneficios-para-quem-e-doador-de-sangue
https://medprev.online/blog/saude/quais-os-beneficios-em-ser-um-doador-de-sangue/