Mesmo com a esperança em todos nós de que a pandemia chegue logo ao seu fim, Covid-19 é um assunto que ainda preocupa.
Muito se fala das doses de vacina tomadas pelos cidadãos na prevenção deste vírus. Mas, quantas doses de vacinas anti-Covid-19 serão necessárias?
Essa dúvida é constante, frente às inúmeras e variáveis surpresas traçadas pela infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela atual pandemia da síndrome Covid-19. Incluem-se nos desafios científicos atuais algumas peculiaridades, como:
- Surgimento de novas variantes com potencial imunopatogênico desconhecido;
- Fisiopatologia da doença Covid-19 por mecanismos ainda não totalmente esclarecidos;
- Reinfecções;
- Estudos em desenvolvimento referente eficácia das estratégias vacinais novas;
- Potencial imunogênico das vacinas tradicionais como o uso das partículas virais inativas;
- A incerteza acerca durabilidade da resposta imune em infectados por Covid-19,;
- A incerteza sobre a durabilidade da resposta imune em vacinados sem história da doença.
Sendo que alguns pesquisadores defendem que a aplicação de nova dose de reforço ocorra após 12 meses depois da segunda dose vacinal, entretanto, há alguns países já adotando medidas emergenciais de revacinação mesmo antes dos 6 meses desde a última dose. Há os que são a favor e os contra a terceira dose.
Assim, seguimos adiante. As respostas continuam favoráveis à vacinação em massa da população devido aos resultados expressivos no controle da doença grave em todo o mundo.
E se você precisa realizar o teste de Covid-19, conte com nossos laboratórios para isso. Realize seu teste com total segurança.
Temos 4 tipos de testes para detectar o Covid-19:
- Diagnóstico molecular (RT-PCR): identifica a presença de material genético em amostras de secreção respiratória, colhida pelo nariz ou garganta. O processo demora em média 30 min a 4h para ficar pronto, sendo que o resultado é entregue em 24h.
- Teste de antígeno: a técnica utilizada neste teste é a de imunodiagnóstico, mais simples do que o RT-PCR, e fica pronto de 15 a 30 minutos. Confirma a infecção em tempo real da Covid-19.
- Exame sorológico: feito através de uma amostra de sangue, soro ou plasma e detecta os anticorpos presentes no organismo por meio de IgM, IgA e/ou IgG.Não indicado para quem já está doente, já que os anticorpos só começam a aparecer de uma a duas semanas após a infecção. Ideal para saber se já houve alguma infecção de Covid-19 em seu organismo anteriormente, para pesquisa e vigilância.
- Sequenciamento genético: realizado através de amostra, recolhido para o RT-PCR, identificando as alterações que podem ter ocorrido no vírus (as variantes), sendo um teste estratégico para mapeamento da atuação global da doença.
Para maiores informações sobre o teste de COVID-19, entre em contato com nossa equipe, que está sempre pronta para orientações:
Site: https://laboratoriofreeman.com.br/
Instagram: @laboratoriofreeman
Telefones: (19) 3256-4141 / (19) 3243-8001
E-mail: lab.freeman@terra.com.br