Hoje já existe o teste rápido para HIV, e informa em até 30 minutos se a pessoa porta ou não o vírus, a partir da identificação dos anticorpos no organismo. Esse teste é feito a partir da saliva ou através de uma pequena amostra de sangue, feito gratuitamente nos centros de testagem e aconselhamento do SUS.
O teste é sigiloso, com a supervisão de um profissional de saúde treinado e o resultado é de conhecimento apenas da pessoa que realizou o teste. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para aconselhamento, onde terá informações sobre a infecção pelo vírus, doença e sobre o tratamento que deverá ser iniciado.
O teste pode ser feito por qualquer pessoa que possua vida sexual ativa, mas é mais recomendado para pessoas que se encontram no grupo de risco, como profissionais do sexo, moradores de rua, presidiários, usuários de drogas injetáveis e pessoas que têm relação sexual desprotegida.
É recomendado depois de 30 dias de comportamento de risco, pois antes desse período podem dar resultados errados, uma vez que o organismo precisa de um certo tempo para produzir anticorpos contra o vírus para que seja detectado no exame – é a janela imunológica do HIV. Em caso positivo, é necessária a realização de um exame de sangue para confirmação da presença do vírus no organismo.
Caso o resultado dê positivo após os dois testes, é importante que o médico seja consultado para que seja realizado um teste específico para confirmar a infecção e saber a quantidade de vírus que circula no organismo, para entender qual é o tratamento indicado para seu caso.
O resultado também deve ser realizado após 30 e 60 dias se o resultado der negativo após algum comportamento de risco.
Aqui no Laboratórios Freeman, realizamos a testagem para o HIV. É importante que o estigma em torno dessa doença acabe e que a testagem seja realizada para que o tratamento seja ainda mais efetivo.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, podemos orientá-lo melhor.