O teste de paternidade serve para identificar o pai biológico de uma pessoa, baseado na análise do DNA, que transmite as características hereditárias dos pais para os descendentes. Para realizá-lo, é preciso de amostras do DNA dos envolvidos, que são coletadas através da coleta de sangue, ou saliva e fios de cabelo.
O teste é realizado através da comparação do DNA do pai e da pessoa, vendo se existem semelhanças suficientes. O teste possui 99,9% de confiabilidade e é aceito pela Justiça Brasileira.
Confira abaixo o que é necessário para realizar o teste:
- Teste TRIO (com a análise do DNA da mãe também): RG da mãe, RG do provável pai, RG ou certidão de nascimento do(a) filho(a).
- Teste DUO (análise somente do suposto pai): RG do provável pai e RG ou certidão de nascimento do(a) filho(a).
- Para a realização do teste DUO, o filho(a) deve estar registrado no nome do provável pai, ou deverá ter uma autorização da mãe para a realização do exame.
- Não precisa de autorização judicial, apenas a assinatura de um termo de consentimento pelas partes envolvidas.
As pessoas que fazem uso de medicamentos ou drogas podem fazer o exame de DNA, pois a sequência genética não é alterada por isso. Além disso, crianças de qualquer idade podem realizar o teste, inclusive recém-nascidos.
O teste de DNA pode ser realizado também antes do nascimento, através da análise do líquido amniótico ou das vilosidades crônicas (o tecido da placenta). No entanto, esse tipo de exame só deve ser feito pelo obstetra, com o consentimento do casal e declaração de que o resultado não resultará na interrupção da gestação.
Em caso de morte do provável pai, o teste também pode ser realizado, através da reconstrução genética do perfil feita através dos familiares – mas o índice de probabilidade obtido dependerá do grau de parentesco e quantidade de periciados que participarem do exame.
Agora, existem sim fatores que podem influenciar no resultado do exame, como no caso de pessoas que tenham realizado transplante de medula, ou feito transfusão sanguínea dos últimos seis meses. Nesse caso, é recomendável que seja utilizada saliva ou outros fluidos.
O recebimento do laudo é em até 5 dias úteis, e os resultados são sigilosos – apenas as pessoas autorizadas que receberam o termo de consentimento podem retirar e receber os resultados dos exames.
Aqui nos Laboratórios Freeman realizamos o teste de paternidade, respeitando todas as cláusulas de sigilo que são naturais a ele, com o resultado rápido. Em caso de dúvida, entre em contato conosco ou visite o Laboratório Freeman mais próximo a você.