Responsável por produzir os hormônios T3 e T4 que regulam o metabolismo do nosso corpo, a glândula tireoide fica localizada no nosso pescoço (na região do gogó).
Por isso os níveis de TSH são importantes para indicar se existe um quadro de hipo ou hipertireoidismo, pois quando em distúrbios nos níveis desse hormônio é comum o surgimento de doenças.
E para saber como andam os níveis desse hormônio, basta realizar o exame de TSH que é feito através da coleta de amostra de sangue e levado para o laboratório para obtenção de sua análise e consequentemente, os seus resultados.
O Hormônio alterado pode indicar:
– TSH alto: os níveis elevados de TSH podem resultar no funcionamento desregulado fazendo com que ocorra a queda da produção dos hormônios da tireoide apresentando como consequência sintomas como excesso de peso, sonolência, enfraquecimento de unhas e cabelos, etc.
– TSH baixo: O aumento da produção desses hormônios reduz a secreção de TSH diminuindo os seus níveis em nosso organismo, nesse caso temos um quadro de hipertireoidismo.
Nesse caso o paciente sofre com metabolismo excessivamente acelerado, ansiedade, calor exagerado, transpiração e irritabilidade.
Embora os níveis alterados de TSH podem influenciar no funcionamento de outros órgãos no nosso organismo, não é motivo para desespero, em situações como essas é importante procurar um médico para análise dos resultados do exame e assim ter condições de receitar o tratamento adequado.
E se você se identificou com alguns dos sintomas apontados nesse artigo, conte com o Laboratório Freeman, basta entrar em contato conosco e realizar o agendamento de seu exame! Temos uma equipe altamente qualificada e pronta para te atender!