A inflamação do fígado, conhecida por hepatite, pode ocorrer por meio de infecções virais, medicamentosas, bactérias ou distúrbio imunitário do paciente.
Os principais tipos dessa doença é a hepatite A, B e C e pode ser transmitida através do contato pessoal, como compartilhamentos de objetos de higiene pessoal, copos e relações sexuais sem uso de preservativo, como é o caso da hepatite A, no qual seus sintomas vão surgir após 50 dias e os sintomas mais comuns são febre, desconforto abdominal, olhos e a pele amarela, urina com cor alaranjada e falta de apetite.
Já a Hepatite B, pode ser contraída através do compartilhamento de drogas injetáveis, relações sexuais sem uso de preservativo, lâminas de barbear e cirurgias realizadas sem esterilização dos materiais. Esse tipo de Hepatite não apresenta sintomas e só é identificado muito tempo após a infecção, podendo se apresentar como câncer de fígado.
Por outro lado, a Hepatite auto imune ocorre quando o próprio corpo desenvolve anticorpos que atacam o fígado. Seus sintomas podem aparecer como dor abdominal, fadiga, vermelhidão na pele, dores nas articulações, redução da menstruação nas mulheres e o aparecimento de veias. A causa dessa doença ainda é desconhecida.
A Hepatite alcoólica, por sua vez, surgindo pelo uso excessivo de bebidas alcóolicas desencadeia um processo crônico que leva a cirrose e consequente à insuficiência hepática e seus sintomas são bem semelhantes ao sintoma da Hepatite A, além de apresentar quedas de cabelos e convulsões.
Para um diagnóstico correto é feito um mapeamento visando encontrar sintomas e fatores de risco responsáveis pelo surgimento da doença. A partir de então, é feito uma série de exames para identificar o tipo de hepatite e seus devidos tratamentos. Dentre os exames mais comuns, temos:
– Hepatograma;
– ALT;
– AST;
– Bilirrubina.
Contudo, as formas de prevenção se baseiam em não compartilhar objetos de higiene pessoal, cuidados como lavar as mãos após o uso do banheiro, lavar bem os alimentos e cozinhá-los bastante, principalmente os frutos do mar. E para prevenção das Hepatites virais, o não compartilhamento de objetos de barbear e uso constante de preservativos nas relações sexuais são essenciais.
E você pode realizar o agendamento de seu exame aqui no Laboratório Freeman, entre em contato conosco e faça seu agendamento!