A gordura no fígado, um órgão vital em nosso corpo, é um problema sério, quase sempre é um mal silencioso e que há uma demora até o paciente começar a perceber os sintomas.
O fígado é responsável pela metabolização de todas as substâncias presentes no sangue, portanto, sua funcionalidade é importantíssima para o nosso corpo. Devemos tomar todos os cuidados necessários para que ele esteja sempre saudável.
Na medicina, também conhecida como esteatose hepática, a gordura no fígado pode ter seu acúmulo por: colesterol alto, uso de algumas medicações, bebida alcoólica em excesso, uso de drogas sedentarismo e entre outros.
Causando sintomas desagradáveis e graves ao corpo, como por exemplo: aumento do fígado, barriga inchada, fadiga, tremores e até mesmo confusão mental.
O médico, inicialmente, pede um exame de sangue, chamado hepatograma. Este exame avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares também, dá para saber a quantidade de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), que também são conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.
Portanto, seja responsável com seu corpo, tenha bons hábitos alimentares e físicos, e evite bebidas alcoólicas em excesso. Nosso fígado, assim como todos os nossos órgãos, é muito importante.
Cuide-se.