Exames hormonais para mulheres! Saiba a partir de quando é necessário começar sua rotina de exames.
Muitas vezes ouvimos falar de inúmeros exames que devemos fazer durante toda a vida, muitas vezes não sabemos nem o porquê.
Para cuidados da saúde feminina, devem ser feitos vários exames de rotina para que possa acompanhar e prevenir doenças que são detectadas previamente em exames laboratoriais.
Exames importantes também são os hormonais. No nosso corpo, temos vários hormônios responsáveis por várias funcionalidades, é de senso comum pensar, que quando falamos de hormônios, estamos falando apenas dos hormônios sexuais que explodem na adolescência.
Pois bem, desde o feto até à maturidade nosso organismo produz vários tipos de hormônios, então uma primeira dúvida, nós já tiramos agora:
Sim! Não há uma idade X para iniciar exames para medir taxas hormonais, em todas as fases da vida, a mulher produz vários tipos de hormônios, cada um com sua função, então devemos fazer um check up sempre ou quando solicitado pelo médico.
Importante lembrar, que fazer exames de excesso apenas por precaução, não é sinônimo de cuidados extras, há exames que só o médico responsável deve pedir e acompanhar.
Como dissemos acima, existem diversos acompanhamentos e exames que medem diferentes hormônios em nosso corpo, na infância, por exemplo, é comum fazer o exame de GH, que é responsável pelo crescimento. Na adolescência, se faz o acompanhamento hormonal do FSH (folículo estimulante), ele tem como função a produção de estrogênio e do desenvolvimento dos folículos ovarianos e com esse exame, pode medir causas de puberdade tardia ou adiantada, causas da menstruação irregular ou ausente, confirmação de gravidez e de menopausa.
Um outro exame hormonal feminino muito comum e muito importante, é o medidor de TSH (Hormônio Tireoestimulante), este hormônio é responsável por regular os índices de T3 e T4, que são responsáveis pela a Tireoide, quando há uma desregulagem, pode desencadear a Hipo ou Hipertireoidismo.
Bom, conseguimos ver que existem muitos hormônios em nosso corpo, embora tenhamos citados apenas alguns e também que não há uma idade exata para iniciar seus exames.
Há muito mais a ser visto, e cabe às mulheres visitarem regularmente seus médicos(as) de confiança, somente o profissional irá identificar qual sua necessidade e poderá olhar com exatidão os resultados laboratoriais.