Desde as aulas de ciência na escola, nós ouvimos falar do hormônio da testosterona e o quão esse hormônio é importante para o organismo masculino, e claro, também está presente no corpo feminino, mas em proporções bem menores e com funções diferentes
Mas iremos focar na necessidade e importância deste hormônio para os homens e o porquê de realizar exames laboratoriais para identificarmos a quantidade produzida pelo corpo, se há alguma alteração para mais ou menos e os riscos dessas alterações para a saúde.
Primeiramente, a testosterona é o hormônio sexual presente no corpo masculino, é produzido ainda na gestação do bebê, porém durante a infância fica em um estado de latência, não que não há a presença dele neste período, porém ainda não é produzido em altos níveis. No início da puberdade, que pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente se inicia aos 11/12 anos, o organismo começa a produzir em maior quantidade a testosterona no menino, que se inicia as transformações corpóreas, aumento da massa muscular, engrossamento da voz, nascimento de pelos e etc.
Com o passar dos anos, o normal é que as taxas de testosterona aumentem proporcionalmente conforme a idade, entretanto, a partir dos 40 anos é natural que haja uma queda de, pelo menos 1% ao ano e aos 60 anos, há uma queda ainda maior.
Na puberdade, é necessário observar o desenvolvimento do pré adolescente e notar se há uma antecipação desta puberdade ou um retardo da mesma. Quando isso acontece, pode ser uma desregulação hormonal, tanto para menos, quanto para mais e que pode causar problemas à saúde e um mau desenvolvimento.
Na vida adulta, mesmo que não tenha tido problemas na adolescência, é importante acompanhar a taxa hormonal, a falta do mesmo, pode causar impotência sexual, cansaço, baixa libido, perda de massa muscular e entre outros efeitos. Já o excesso do mesmo, pode causar até um câncer de próstata.
Como vimos, de tempos em tempos ou caso seja notório algum dos sintomas acima, é necessária uma visita ao médico e a realização de exames.
Mas então, há uma idade específica para iniciar a realização de testes de verificação da taxa hormonal de testosterona? Não necessariamente, muitos fatores dependem dos exemplos citados acima. Pais, prestem atenção nos desenvolvimentos de suas crianças, adultos, façam exames de rotina anual e procurem seu médico de confiança em notória irregularidade e sintomas.
Lembrando, que a necessidade de reposição hormonal, caso haja necessidade, só deve ser indicada e prescrita por um médico. O uso de testosterona sem necessidade pode ser muito prejudicial à saúde tanto para homens quanto para mulheres e trazer sérias consequências.