É muito necessário aprender as diferenças entre a Covid-19, a Influenza (A e B) e uma gripe normal. Principalmente com o aumento de casos de Influenza nas últimas semanas. Os sintomas são parecidos, mas há como diferenciar, principalmente através de testagem.
Então, qual a diferença entre Gripe, Influenza e Covid-19?
Entre Gripe e Influenza, não há diferença nenhuma. “Gripe” é o nome popular, enquanto “Influenza” é o nome mais científico da doença. Porém, a Covid-19 tem características diferentes das da gripe, que podem te ajudar a diferenciar e buscar ajuda.
E o resfriado?
O resfriado tem uma coriza, um pouco de dor de garganta, com febre baixa ou sem febre de maneira geral, e um pouco de tosse. Estes sintomas aparecem rápido, cerca de 1 a 4 dias, porém também vão embora rápido e não são fortes – dá para continuar a vida normalmente, sem ficar de cama.
Sintomas da Gripe/Influenza
Geralmente, os primeiros sintomas de gripe começam com tudo. Por exemplo, você foi dormir com um desconforto na garganta, e no outro dia já acorda com mais dor, com um mal-estar, dor nas costas, com febre, e às vezes alta! A Gripe te deixa de cama, com dores musculares grandes. Confira os sintomas:
- Febre alta;
- Calafrios;
- Dores musculares;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Intenso mal-estar;
- Perda de apetite;
- Coriza;
- Congestão nasal;
- Irritação nos olhos.
É importante ressaltar que os vírus da Influenza A e B são os mais comuns e que causam doenças em humanos, que aparecem geralmente nas temporadas de gripe. Nos vírus de Influenza A estão os tão falados atualmente H1N1 (que houve o aumento absurdo de casos em 2009) e o H3N2, a nova mutação.
Sintomas de Covid-19
A Covid-19 é uma doença de instalação mais lenta do que a gripe (geralmente após 3 a 5 dias), apesar dos sintomas serem bem parecidos. Demoram alguns dias para você apresentar os sintomas e eles irem ficando mais fortes. Ainda que a Covid-19 tenha já algumas variantes conhecidas, como a delta, gama e ômicron, os sintomas são, em sua maioria:
Para delta e gama (predominantes no Brasil):
- Perda de olfato e paladar;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Fadiga muscular;
- Febre;
- Tosse seca;
Para a ômicron, além das citadas acima, ainda podem incluir:
- Dor de garganta;
- Dor no corpo, predominante na região lombar;
- Congestão nasal;
- Problemas estomacais e diarreia.
Porém, com a alta de casos de ambas as doenças, é importante que haja a testagem para ter certeza do resultado, para que o isolamento, em ambos os casos, seja iniciado e o tratamento disponível, realizado.
Existem testes únicos para cada tipo de doença, porém agora também existe um teste que está disponível aqui no Laboratório Freeman também, que é o Painel Respiratório, que identifica os vírus mais comuns:
- Sars-Cov2;
- Vírus Sincicial Humano (HRSV) tipos A e B;
- Influenza A tipos H1N1 e H3N2;
- Influenza B.
O teste é o estilo RT-PCR e a coleta é feita via Swab Nasal. E o resultado fica pronto em até 72h.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.