O processo de descoberta do sexo do bebê é um dos mais esperados para toda gestante e família. Mas, também, é um dos exames que gera mais dúvidas antes de ser realizado. Desde o momento gestacional em que ele pode ser feito, até se pode haver algum resultado inconclusivo.
O exame de sexagem fetal pode ser realizado em qualquer fase gestacional, é a partir das 8 semanas que os níveis de acerto são quase 100% exatos. Também é recomendável realizá-lo até a 12ª semana, pois a partir disso o sexo do bebê já é reconhecível através da ecografia.
É importante ressaltar que o exame de sexagem fetal não aponta a gravidez. Então, se uma mulher que não estiver grávida fizer o teste, o resultado será do sexo feminino, pois detectará apenas o DNA da gestante.
Como não é considerado um exame de rotina, não tem cobertura dos planos de saúde. Este exame também pode ser realizado sem a solicitação médica, pois não é invasivo e só tem riscos para a gestante no que diz respeito à coleta de sangue.
Ele pode demorar de 5 a 10 minutos, retirando 5mL do sangue da gestante e pode demorar até 10 dias para ficar pronto.
Em 5% dos casos, pode haver um resultado inconclusivo, principalmente se o teste for realizado com menos de 8 semanas de gestação. Pode-se repetir o teste com uma nova amostra, pelo menos 2 semanas após a coleta que apontou um resultado inconclusivo.
Em gravidezes de gêmeos, caso sejam univitelinos, o resultado é válido para os 2 fetos. Agora, se for uma gravidez de gêmeos bivitelinos, se o resultado for o sexo masculino, pelo menos 1 dos fetos é menino. Se for sexo feminino, as duas gêmeas são meninas. Este exame não é capaz de detectar gestação múltipla nem dizer se os gêmeos são univitelinos ou bivitelinos.
O exame não pode ser afetado por gestações anteriores, porque o DNA do feto é eliminado logo após o parto. Em casos de transfusões de sangue ou doações de órgãos de doadores do sexo masculino, é melhor não realizar o teste, porque a presença das células do doador podem levar a resultados falsos.
E, por fim, este exame não indica nenhuma anomalia ou malformação do feto.
Tem alguma dúvida específica sobre o exame de sexagem fetal? Ou está procurando o melhor lugar para fazê-lo? Entre em contato conosco!
E procure o Laboratório Freeman mais perto de você! Ame-se e cuide-se para viver os melhores momentos de sua vida!