Com a chegada do novo coronavírus foi necessário tomar várias medidas de precaução para combater o vírus, uma delas foi a realização de testes de COVID-19 para identificar pessoas infectadas e realizar o isolamento correto impedindo que o vírus se espalhe contaminando outras pessoas. E com isso surgem algumas dúvidas nas pessoas, pois por conta de estarmos falando de um vírus novo muitas pessoas acabam por não saber de fato no que acreditar e isso abre brecha para as famosas fake News.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre as diferenças entre os testes e trazer alguns mitos para que você fique por dentro do assunto.
Podemos dividir os testes em dois grupos, o PCR que faz o famoso teste do cotonete e o sorológico que costuma ser conhecido pela rapidez de seu resultado, mas afinal, qual é a diferença entre eles?
O teste PCR identifica a presença do vírus nas amostras da mucosa colhidas da garganta e das vias aéreas superiores. Esse teste pode ser feito em laboratórios ou em alguns hospitais e seu resultado pode ficar pronto em até dois dias em laboratórios privados
Já o sorológico é um teste que identifica através de uma amostra de sangue os anticorpos gerados pelo organismo na luta contra o vírus, esse teste pode ser comprado em farmácias e seu resultado fica pronto em alguns minutos.
Talvez você deve estar se perguntando qual teste você deve escolher, mas na verdade os testes se diferenciam não apenas na sua característica de coleta de amostra. O teste PCR, por identificar a presença do vírus na mucosa colhida da garganta identifica a presença do vírus mesmo que a pessoa esteja com sintomas leves, por isso é o mais indicado na maioria dos casos, pois o sorológico, por identificar os anticorpos na amostra de sangue, se a pessoa apresentar sintomas leves recentes, é possível que o corpo ainda não tenha gerado anticorpos contra o vírus e nesse caso ocorre o resultado falso negativo.
O sorológico é mais indicado para analisar pessoas que já tiveram o vírus anteriormente, dessa forma aponta o nível de imunidade de uma população.
Nesse contexto, acabam surgindo alguns mitos, como por exemplo:
– Algumas pessoas, usam o resultado de um teste negativo como justificativa para ir a eventos e festa e se aglomerar, o que não é recomendado, pois o resultado do teste significa apenas que ela não tem o vírus naquele momento, mas ela corre riscos de contrair o vírus se estiver exposta em lugares com aglomerações.
– Algumas pessoas acabam pensando que qualquer pessoa pode realizar a aplicação do teste de covid-19 quando na verdade esse teste deve ser aplicado por profissionais da área de saúde.
– Quando o teste traz um resultado negativo, algumas pessoas acabam pensando que podem se despreocupar, porém é necessário que continue isolada e se cuidando, principalmente se apresentar sintomas gripais, o que significa uma imunidade baixa, portanto corre riscos de contrair o vírus.
E se você apresentar sintomas e achar que pode ser covid-19, recomendamos que procure um médico ou especialista para avaliar o caso. Se estiver com sintomas gripais leves, você pode procurar um especialista ou um laboratório para realizar o teste de covid-19 e aqui no Laboratório Freeman temos uma estrutura pronta para te atender e realizar o teste de forma adequada e segura, entre em contato conosco e agende seu teste.
Site: https://laboratoriofreeman.com.br/
Instagram: @laboratoriofreeman
Telefones: (19) 3256-4141 / (19) 3243-8001