Sendo considerado um exame indolor e simples no quesito de coleta de amostra, o exame de urina pode ser solicitado pelo médico para identificar a presença de alterações, infecções que afetam o sistema renal e sua coleta deve ser realizada na primeira urina do dia.
O exame tipo 1 não requer jejum, porém após a sua coleta deve ser encaminhado ao laboratório em até 2 horas. Sua análise pode apontar infecções urinárias e outros problemas, como pedras nos rins e insuficiência renal. Já o exame 24h, ao contrário do exame tipo 1, utiliza toda urina liberada ao longo do dia e comporta essa urina em um grande recipiente para avaliar sua composição e analisar se existe a presença de problemas de filtração nos rins ou perda de proteínas, por exemplo.
Existe também o exame de urina para detectar uma gravidez, esse exame consiste em analisar a quantidade do hormônio hcg produzido no período gestacional. Recomenda-se realizar esse exame um dia após o dia em que deveria aparecer a menstruação, é um exame confiável, porém se o organismo da gestante ainda não tiver produzido esse hormônio pode dar um falso negativo, sendo necessário a realização de um novo exame uma semana depois para identificar a presença do hcg na urina.
A preparação de exames de urina normalmente não requer tantos preparativos especiais, porém alguns médicos podem solicitar que evite uso de laxantes, vitamina C ou antibióticos, já que podem afetar o resultado da análise. Para as mulheres não é aconselhável a realização desse exame em períodos menstruais e para que a coleta seja realizada de forma correta recomenda-se a higienização de forma correta com água e sabonete e o primeiro jato deve ser eliminado, assim garantimos uma coleta precisa e de forma adequada para que não ocorra alteração no resultado da análise.
E para você que normalmente tem dificuldade em beber água ou deseja manter a rotina de exames em dia, entre em contato conosco e agende seu exame!